Descrição
Quais os problemas que podem ser discutidos na terapia familiar?
Conflitos de geração, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos, quadros de depressão, bulimia, anorexia e diversos outros podem levar a família a procurar a ajuda do terapeuta.
De qualquer forma, esses problemas são vistos apenas como reflexos ou consequências de relações familiares desarmoniosas, sendo essas relações o principal foco da terapia.
Quais os objetivos da terapia familiar?
Entre os principais objetivos da terapia familiar estão:
- promover o autoconhecimento em nível individual e familiar;
- compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro;
- reconhecer os padrões que geram os comportamentos;
- melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família;
- compreender o papel de cada indivíduo no bom funcionamento da dinâmica familiar;
- aumentar a responsabilidade pessoal;
- favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar.
Como podemos ajudar?
A terapia familiar é uma forma de tratamento psicológico destinada a abordar questões específicas que afetam a saúde e o funcionamento de uma família. Pode ser usado para ajudar uma família durante um período difícil, uma transição importante ou problemas de saúde mental ou comportamental nos membros da família.
A terapia familiar considera os problemas dos indivíduos em contexto de unidade maior: a família. Para este tipo de terapia os problemas não podem ser resolvidos com sucesso sem entender a dinâmica do grupo.
Além disso, a terapia familiar pode melhorar as habilidades necessárias de cada indivíduo para o funcionamento familiar saudável, incluindo comunicação, resolução de conflitos e resolução de problemas. Melhorar essas habilidades aumenta o potencial de sucesso na superação de problemas familiares. Na terapia familiar, o foco é fornecer a todos os membros da família as ferramentas necessárias para facilitar a cura.
Agende uma sessão ou entre em contato conosco para saber mais informações