Descrição
Psicologia Canina
Os cães possuem um certo tipo de pensamento, porém não é possível que digam em palavras o que estão sentindo, ou o motivo que os leva a ter tal atitude, então, devemos compreender seu comportamento frente a determinado estímulo, ambientes e humanos.
A partir dos experimentos de Pavlov que o estudo do comportamento animal se intensificou. Pavlov recebeu o premio Nobel de Fisiologia por sua descoberta dos processos digestivos dos animais, porém, tornou-se notório na história com seus estudos sobre o papel do condicionamento na psicologia do comportamento.
Suas primeiras experiências foram com cães, e eram simples. Mostrava comida ao cão e em seguida alimentava-o. Posteriormente, tocava uma sineta e alimentava o cachorro. Com o tempo, o cão passou a salivar assim que ouvia o soar da sineta. A salivação era a resposta natural do sistema digestivo do animal, que Pavlov designou como reflexo não condicionado.
Por meio deste experimento Pavlov provou que os cães desenvolvem comportamentos como resposta a estímulos ambientes, sem que haja um estudo no plano mental do animal.
Muitos proprietários consideram que os cães possuem um processo de raciocínio como o dos humanos, já que convivem em nossa sociedade. E este tipo de comportamento acaba gerando muitos comportamentos nos cães que são considerados indesejados por seus donos.
Lembre-se que o animal reage de forma específica a cada estímulo que lhe é transmitido, portanto ele é o reflexo de seus donos e do ambiente em que convive.
Porque adestrar?
O adestramento de cães ajuda no tratamento de traumas dando um suporte na socialização, educação e comportamento do cachorro de diversas raças e idades.
Cães que sabem respeitar os limites impostos pelos donos são mais felizes porque possuem menos restrições e se tornam mais próximos da família. Como se comportam bem, são premiados com muito carinho e amor de todos.
O adestramento não serve só para o dono ficar tranquilo quanto às traquinagens de seu cão. Serve também para seu cão desenvolver habilidades físicas e mentais.
Sua capacidade mental será exercitada, pois ele precisará reproduzir o que foi aprendido para obter aprovação de seu dono, e suas habilidades físicas, pois ao executar comandos, estará fazendo exercícios físicos.
Lembrem-se que o sedentarismo do animal pode causar diversos tipos de desvios de comportamento. Se ele não libera energia com exercício físico, poderá roer móveis, destruir plantas, entre outras coisas.
Consulta comportamental
Muitos dos problemas são facilmente resolvidos se seus donos recebem a orientação correta sobre o manejo de seus cães. A consulta comportamental consiste em uma aula para os donos. O comportamentalista canino irá até sua residência, fará uma avaliação de seu cão acerca dos problemas apresentados, e passará as instruções aos donos de como devem agir.
Terapia comportamental
A terapia comportamental canina segue o mesmo princípio da consulta comportamental. Porém, neste caso, existe o acompanhamento ativo do progresso da modificação comportamental do cão. Durante a terapia, realizamos visitas semanais ao ambiente onde reside a família, e acompanhamos ativamente a família e o cão.